top of page
  • Foto do escritorReginaldo pastor de lima

Clínica Reginaldo Lima Esclarece.





Como a Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua no tratamento de pessoas com dores musculoesquelética?


Em muitos países, uma das principais buscas por consultas médicas está relacionada às dores agudas e crônicas. Porém, o tratamento medicamentoso isolado nem sempre é o mais adequado para tais condições.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar como a Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua e como o fisioterapeuta pode se preparar para este mercado.

Acompanhe!


O que é Fisioterapia Traumato-Ortopédica?

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma das especializações do ramo da Fisioterapia com foco na reabilitação. É uma das áreas com maior mercado atualmente no país e, desta forma, uma das mais procuradas pelos profissionais.

Atua diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções musculoesqueléticas, e ainda antes e após cirurgias Traumato-Ortopédicas. Isso inclui a abordagem em condições como fraturas, entorses, amputações, lesões neurais e miotendíneas.

Na prática, o fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia conta com recursos como Fisioterapia Manual, Educação Fisioterapêutica e Agentes Eletrofísicos Fisioterapêuticos, mas, especialmente com uma ferramenta exclusiva da profissão: os Exercícios Fisioterapêuticos (Cinesioterapia).

A Cinesioterapia pode ter inúmeros objetivos de acordo com as necessidades do paciente, tais como a redução da dor e a melhora da funcionalidade e qualidade de vida. Tais objetivos passam pela restauração de valências como mobilidade, força, resistência, trofismo, potência, controle neuromuscular e funções sensório motora e cardiovascular.


Como o profissional pode atuar nesses casos?

Os fisioterapeutas são profissionais de saúde de primeiro atendimento e apresentam ferramentas baseadas em evidências científicas para prevenção, diagnóstico e tratamento de condições diversas de saúde. Sua atuação ocorre frequentemente em parceria com outras áreas, em um atendimento multidisciplinar, de forma que o paciente seja assistido integralmente.


Medicina Ortopédica versus Fisioterapia Ortopédica: conheça as diferenças

Na Medicina Ortopédica, há a atuação do médico ortopedista, profissional com formação acadêmica em Medicina e especialização em Ortopedia. Ele é responsável pela realização de exames médicos, prescrição de medicamentos e execução de cirurgias.

Já na Fisioterapia Ortopédica, há a atuação do fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Ele utiliza recursos fundamentais nos processos de restabelecimento da funcionalidade e qualidade de vida.

Em geral, trata-se de uma atuação conjunta e complementar, sempre centrada no bem-estar e na reabilitação do paciente. Juntas, as especialidades oferecem um tratamento mais abrangente e completo.


Qual é a importância de uma especialização para o profissional?

Existem inúmeros recursos para cada tipo de lesão. O fisioterapeuta deve estar apto a escolher as melhores abordagens para cada situação.

Para tal, o profissional precisa estar devidamente preparado e muito bem treinado, pois ele pode pôr em risco a saúde do paciente com uma intervenção aplicada de maneira incorreta e/ou inadequada.





Texto extraído do Site: https://blog.ipog.edu.br/saude/fisioterapia-traumato-ortopedica/; Acessado em 01/09/2021

bottom of page